O que está na sola do tênis que usamos?

0
236

Quando compramos um tênis o primeiro item que analisamos é a estética, a imagem que atraia os olhares para as vitrines ou para o anúncio na internet. O design de um tênis precisa ser construído para atrair os olhares de quem quer esteja passando. Uma vez encantados com o tênis, somos obrigados a entrar na loja e experimentá-lo.

Nesse momento, nos deparamos com o segundo fator determinante para a escolha do nosso tênis, o conforto que eles nos dão ao pisar com ele sobre o chão duro. Quanto mais confortável, melhor. Claro que, caso o objetivo do comprador seja única e exclusivamente o de ter um estilo, ele não vai considerar o conforto na hora de comprar.

Porém, com certeza ele vai se arrepender amargamente algum tempo depois. Isso porque, os tênis são feitos para andar e comprar um tênis que não tenha conforto é como andar sobre pregos. Não à toa surgem modelos como o Nike 12 molas que oferece um conforto ímpar para quem está em busca do amortecimento ideal.

O modelo, inclusive, foi relançado recentemente pela empresa. Esse relançamento pode ser explicado pelo desejo das pessoas por tênis que consigam unir beleza estética e conforto interno. A beleza é algo singular que depende do gosto de cada um. Entretanto, o conforto é algo único e comum a todas as pessoas. Pensando nisso, separamos uma lista das principais tecnologias usadas em tênis para oferecer conforto durante a pisada.

Boost

Marca registrada dos tênis da Adidas, o boost é um tipo de composto material usado nas solas dos tênis da marca alemã. Ele é formato por poliuretano termoplástico expandido – TPU em inglês. Além de oferecer conforto durante a caminhada, o uso de TPU na sola dos tênis é perfeito para quem quer algo mais simples e que não chame muita atenção no dia a dia.

Wave

Já a japonesa Mizuno desenvolveu uma tecnologia para solas de tênis denominadas wave, onda em inglês. A sensação de quem calça um tênis Mizuno é de ter os pés preenchidos por uma onda de verdade. Além de ser extremamente macio, a tecnologia wave fornece a pisada perfeita para os pés, pois, ela se molda aos contornos do solado de qualquer pessoa, deixando a pisada mais suave.

Air Max

Desenvolvida pela Nike, o air max é um tênis que contém em sua sola cápsulas de ar que dão a sensação de pisar sobre as nuvens. Esses tênis são extremamente confortáveis e muito usados por atletas de alto rendimento. Um ponto positivo é pouco dito dos tênis air max é que, por conta das suas cápsulas de ar, eles são perfeitos para quem precisa realizar grandes saltos. A propulsão fornecida por esses tênis é coisa de cinema.

Gel

Por fim, a tecnologia em gel é uma das mais antigas e ainda hoje usada em muitos tênis, principalmente da Asics. Essa tecnologia ajuda a absorver o impacto repentino em locais específicos, como o calcanhar. Por conta disso, os tênis das marcas são os preferidos de tenistas e esportistas onde o impacto faz parte da atividade.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here